DE TUDO UM POUCO

Marinheiro de primeira viagem


Centro de Dublin, O'connell Street!A viagem inicia quando você fecha a porta da sua casa, coloca o pé na rua e já está pronto para ganhar o mundo. Mais de 20hs de viagem, saindo de Floripa no dia 21/04 (domingo de páscoa) as 13:30, com conexão em Amsterdam as 09hs do dia 22/04, pousamos em Dublin na segunda-feira as 11hs, enfim Ireland!!!!!!

Ficamos no total 7 dias, somando as duas estadas na casa do meu primo José e de sua esposa Bianca que nos receberam e nos acolheram com todo carinho e parceria. Todo o período foi de sol, 7 dias sem chuva, St. Patrick bless us, pois lá chove 186 dias por ano.

A cidade de Dublin é bem organizada, bonita, legal e acolhedora. Tem uma mistura de gente de todo o mundo, geralmente jovens entre 20 e 30 anos, vários brasileiros. O sotaque do Irish complica um pouco a comunicação no início, mas só até você acostumar seu ouvido àquela pronuncia.

O transporte público funciona super bem, você usa o bus pra tudo. Passa sempre no horário que é informado em painéis digitais.

Ciclistas, bus, motoristas, pedestres e turistas convivem em harmonia (demorei 3 dias pra absorver a mão inglesa e olhar para o lado certo antes de atravessar rua).

O biker tem uma ciclofaixa ao lado da faixa de busão e diferente do Brasil o motora (cab driver) não quer passar por cima do ciclista ou do pedestre. O uso da bike é incentivado como transporte principal, pois a city é 99% plana.

Ciclofaixa compartilhada
Ciclofaixa compartilhada

O batismo em Dublin é beber uma pint de Guinnes (cerveja Stout tradicional da cidade e do país) no Temple Bar, local onde tem dezenas de pubs. No primeiro dia você entra no clima e enche a cara e percebe que apesar de chover 186 dias por ano, os irlandeses são felizes, basta uma pint gelada.

Temple Bar Street
Temple Bar Street

A população é educada e alegre. Acho que o clima dos pubs proporciona isso.

O interior da Irlanda é bem legal, paisagens bem diferentes do Brasil, montanhas, poucas árvores e vegetação rasteira. Muitas pedras pela caminho.

Fomos para o Condado de Wicklow cerca de uns 60km de Dublin e passamos por diversas cidades, pequenas cidades na verdade. É possível cruzar a Irlanda de leste a oeste em pouco menos de 3hs e de norte a sul em menos de 5hs. Nessa região foi filmado PS: Eu te Amo e Coração Valente, além de vários outros filmes.

Montanhas de Wicklow, locação filme PS I Love you
Montanhas de Wicklow, PS I Love you Bridge

No final de semana alugamos um carro e fomos para Galway, Limerick,  kinvara e outras tantas vilas até chegar no sudoeste do país, esbarrando em castelos medievais e ovelhas por todos os lados. Dirigir na mão inglesa é muito engraçado, pois algumas vezes queria trocar de marcha e acabava mexendo e na porta do carro.

Curiosidade: A origem do sistema remonta à era medieval, quando surgiu uma regra de circulação a cavalo que dizia que “todo cavaleiro deveria se manter à esquerda enquanto transitasse por ruas e estradas”. A ideia era que eles já estivessem na melhor posição para um eventual duelo, já que em sua maioria, eram destros. Esse posicionamento na via tinha a vantagem adicional de proteger a espada (que ficava presa do lado esquerdo do corpo), evitando que fossem desarmados de surpresa. (Fonte)

No fim deste lado da Irlanda tem o Cliffs Of Moher, local onde ela se deslocou no movimento da Pangea milhares de anos atrás. Um lugar alucinante para ir de bike, correndo ou caminhando. Uma Ultramaratona nesse local seria demais.

Cliffs of Moher, condado de Clare, Doolin - Irlanda
Cliffs of Moher, condado de Clare

Consegui correr apenas duas vezes durante os 15 dias de viagem. Na primeira corrida em Dublin eu encontrei um Irish correndo e perguntei se poderia acompanhar ele e corremos 10k pelas trilhas de crosscountry da Faculdade UCA, muito legal. Corremos por 50 minutos e conversamos o tempo todo. Em outro dia eu corri 40 minutos no bairro onde meu primo mora.

Eu e a Ka curtimos muito a Irlanda e como eles dizem por lá SLÁINTE (islônctha, saúde em. Gaelic)

Correr para crer, no mundo!

Anúncios

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s