TREINANDO

Foi para o baú


20140114-221724.jpg

Em 2012 eu estava treinando para correr a maratona de Santa Catarina e quando faltavam 6 semanas eu me machuquei duas vezes na sequência, primeiro tive Síndrome da Banda Iliotibial e logo em seguida desloquei a patela e foi-se o que seria minha primeira maratona.

Ano passado eu tentei novamente, mas como resolvi me focar para fazer o meio iron Dash 113 e desisti. Então no final do ano eu pensei em encaixar nas provas de 2014. Mas…

Mandei o planejamento para meu técnico com as prova que gostaria de fazer e quais os objetivos de tempo pretendia para o ano e entre as provas eu disse que gostaria de fazer a maratona de Porto Alegre em Maio e ele me respondeu assim:

“Só acho que a maratona destoa um pouco deste planejamento. Pra fazer uma maratona sem sofrer , vc precisaria de umas 3 semanas antes da prova desequlibrar e diminuir a sobrecarga nos trenos de bike e natação. e nas duas semnas na sequencia vc ainda teria dificuldades em voltar ao equilíbrio de treino. Bem isto seriam 5 semnas , pelo menos sem progressão no Triathlon, já que o treino de maratona não acrescenta nada a condição física do Triathlon, nem mesmo para Ironman. Pelo contrário o treino e prova deterioram um pouco o condicionamento de Vo2 , limiar e força que são componentes importantes na tua evolução rumo ao Iron. ”

Depois lembrei de uma matéria que super campeão de Ironman Mark Allen escreveu na mundotri eu acabei deixando a maratona de lado. Farei a primeira junto do Ironman 2015.

Ficará guardada no baú para quem sabe um dia, fazer uma maratona pura!!!

Correr para crer

4 comentários em “Foi para o baú

  1. Tudo que seu treinador falou é verdade. Não acrescenta nada…
    O que vc falou do Marck Allen tb, ele disse que nunca correu uma maratona fora as de Irons…
    Como seu Iron é só em 2015, acho que não te traria grandes problemas, mas, com 3 meio Irons em 2014, realmente acho que fazer a maratona vai atrapalhar mais do que ajudar.
    Esse ano, como não vou pro Iron, vou pra maratona e 30 dias depois vou fazer o meio Iron de Foz. Sei que vai ser dureza, mas…
    Ahh, nos vemos no Iron de 2015…
    Abraço,
    Armando – http://atriathlon.wordpress.com/

    Curtir

  2. Então vais treinar pro iron de 2015 sem uma prova específica nesse ano? Tive alguns contratempos também e queria muito focar no iron do ano que vem, mas ainda dependo dos meus horários…como pretendes fazer?

    Curtir

    1. Oi Dayse! A maratona diegobandeira Iron é diferente de uma maratona pura. Pelas pesquisas que fiz na internet e conversando com vários triatletas incluindo profissionais ninguém fez/faz maratona pura, pois o treino tanto do Iron como da maratona são mto específicos. Dessa forma deixarei para depois do Iron ! Bons treinos

      Curtir

    2. Oi !!! Focarei em provas de meio iron neste ano pretendo fazer 3 (Caioba, Miami e Dash)
      Pesquisei e conversei com vários triatletas e ninguém faz maratona pura para o iron, pois o treino é específico e não acrescenta nada. Na real queria fazer a maratona só por fazer, mas como meu objetivo é o iron então é melhor focar no triathlon =).

      Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

