DE TUDO UM POUCO

Treino duro, combate fácil.


IMG_3069Esse é o mantra do BOPE, a prova de domingo foi um teste ou melhor a prova dos 9.

Antes das calculadoras para contas de subtração e adição era utilizada a prova dos nove para testar se os cálculos com número inteiros não continham erros. Na verdade a prova dos nove não é infalível. Em alguns casos, não funciona. Logo a sua utilização parou de ser difundida nas escolas, mas isso é uma outra história.

O forte calor no domingo e o percurso mais do que desafiador com aproximadamente 7k de subidas foram um bom teste para a minha prova alvo em dezembro. Na minha previsão sairei para correr por volta das 11hs uma meia maratona depois de nadar 1900m e pedalar 90k. Então já está na hora de fazer alguns testes.

Tudo começou no sábado com um treino de 1500m de natação e 60k de pedal em condições não tão boas, pois o vento está firme em Floripa e vai assim até o final da primavera, mas é fundamental treinar em condições assim para se preparar para situações que fogem de nosso controle, como o clima principalmente.

No domingo uma meia maratona para forçar as pernas, como citei em outro post na semana passada, a ideia era correr e fechar a prova em 1:45′.

A largada foi as 8hs da manhã e essa hora já estava marcando 25 graus e o sol a pino e os kms finais da prova em subida fizeram eu mudar a estratégia da prova que era correr com pace de 5min/km constante.

Resolvi socar a bota na primeira parte e guardar força para encarar as subidas e que desse o resultado que desse estaria bom. Como nas últimas provas, tirei do Garmin as telas de pace, velocidade e pace médio e deixei apenas a km e o tempo para correr apenas pela percepção de esforço e assim me conhecer um pouco mais.

Até o km 10 estava tudo ok e passei com 46:41″ e depois foi um sofrimento danado, calor e muitas subidas e por várias vezes as pernas fraquejaram. Em alguns momentos xinguei a mãe do cidadão que mediu o percurso e quase sentei no cordão da calçada e chorei. Por sorte não faltou hidratação, mas o percurso não foi nada fácil e não era uma prova para melhorar tempo.

percuros altimetria meia sj

Nos últimos 5 km eu corri ao lado de outro corredor que não conhecia e fomos nos ajudando. Cheguei destruído, com as pernas travadas, mas no tempo previsto. Se o percurso fosse plano eu teria baixado no mínimo pelo ritmo que eu vinha uns 8 minutos.

Embora a dureza da prova e acho que foi a mais difícil que já participei, foi um ótimo teste para sentir como será a meia depois de nadar e pedalar a distância de um meio Ironman.

Os próximos testes serão em relação a alimentação e hidratação no pedal. Na corrida consumi apenas um gel, metade com 40 minutos de prova e a outra metade do gel com 1:20′ e achei suficiente. Se eu me alimentar e hidratar bem durante o pedal, na corrida será o suficiente.

Depois da corrida crioterapia natural, 10 minutos no mar gelado até os joelhos, pois embora o sol e o dia lindo não tive coragem de encarar a água mega gelada.

Boa semana e bons treinos!

Correr para crer, keep training.

IMG_3073

10 comentários em “Treino duro, combate fácil.

  1. Muito legal o relato! A prova estava muito dura realmente e as subidas e o calor na metade final da prova, tornaram a missão de manter o pace impossível! Parabéns pelo resultado!

    Curtir

  2. Oh, meu irmão… Como digo a minha namorada: a gente treina em freezer para a Arrowhead e no calçadão meio dia para a Badwater. Não treinar para o pior, dificilmente terá o seu melhor no dia. Impressionado com as criminosas subidas de sua prova: te minam pouco a pouco.

    Curtir

  3. Esse lema do BOPE faz certo sentido, mas não deixa de ser curioso que ali parece ser (pela impressão que os filmes Tropa de Elite deixaram) uma fábrica de malucos.

    Eu acho que o treino tem que ser um pouco mais difícil do que a prova. E essa prova parece ter sido um ótimo treino!

    Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

