DE TUDO UM POUCO

Quero-quero


IMG_0039O quero-quero (Brasil) ou abibe-do-sul (Portugal) [Vanellus chilensis (Molina, 1782)], também conhecido por tetéu, téu-téu, terém-terém e espanta-boiada, é uma ave da ordem dos Charadriiformes, pertencendo a família dos Charadriidae. Em espanhol é conhecido por tero común ou teru-teru, e em inglês como southern lapwing. Ocorre em toda a América do Sul e em alguns pontos da América Central, e sendo uma ave muito popular acabou por fazer parte do folclore de várias regiões.

No Rio Grande do Sul ele é chamado de sentinela dos pampas, pois avisa quando alguém se aproxima. A ave é até engraçadinha, mas é muito agressiva quando está chocando seus ovos ou cuidando de um filhote.

Na semana passada fui fazer um treino de bike no costumeiro trecho que chamamos de velódromo na  Vargem do Bom Jesus. Lá existem por incrível que pareça alguns sítios, criação de gado e cavalos e bastante campo aberto. A rodovia que utilizamos para treino é mais calma, até então.

Quando eu passava pedalando concentrado na cadência do treino fui atacado por um Quero-quero, ele me perseguiu por uns 500m dando rasantes na minha cabeça, eu estava de capacete, mas o bicho não sabia. Saí dando risada da situação e como precisaria passar por lá no mesmo trecho mais duas vezes eu já fiquei esperto.

Esse episódio me lembrou minha infância quando morei 2 anos em um sítio, onde fugir dos Quero-queros, correndo ou de bicicleta era a maior diversão. Bons tempos, lembranças de criança que acalentam o coração.

Correr para crer…my way my run!

4 comentários em “Quero-quero

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

