CORRENDO POR AÍ

Turismo, gordices e corrida, é claro!


cascataDa série conheça uma cidade correndo: Gramado e Canela.

No feriado eu paguei uma promessa, na real nada de doloroso, muito pelo contrário. Havia prometido a Karina que iríamos viajar para Gramado e assim na quinta-feira pela madrugada pegamos a estrada.

Todos sabem que estas duas cidades irmãs no planalto serrano do Rio Grande do Sul já são há anos destinos turísticos consolidados. Boa gastronomia, a paisagem serrana e a arquitetura germânica e italiana dão um toque europeu a região.

Nada melhor para conhecer um lugar do que sair para correr, além de gastar mais umas calorias para comer sem peso na consciência, você vê a cidade por outro prisma. O movimento da cidade sob a sola dos seus pés.

Eu retornei correndo em vários pontos turísticos que fiz de carro ou no passeio de jardineira, o qual recomendo para conhecer bem a cidade e depois escolher para onde quer ir.

Saí do centro de Gramado do hotel que eu estava e fui dar uma volta no Lago Negro. Um belo local para passar um tempo sentado na grama e curtir um solzinho, andar de pedalinho ou simplesmente dar umas voltas correndo ao redor dele.

lago negro

Logo depois passei pela praça das bandeiras, local que homenageia todos que visitam a cidade. Há a bandeira de todos os estados brasileiros. Uns 4km depois eu passava pelo Belvedere próximo a casa do Papai Noel, onde é possível observar os paredões lá onde a vista se perde em Canela.

belvedere

A Av. das Hortências  liga a  rodovia que dá acesso a Canela e tem várias atrações neste percurso. Vários restaurantes, hotéis, lojas e algumas opções para visitar.

Inicia pelo Super Carros, lá por algumas centenas de reais você pode alugar uma Ferrari ou Lamborghini, mas eu preferi gastar a sola do meu tênis. Se estiver com fome ao lado tem uma loja do tradicional café colonial Bela Vista.

No mesmo lado da rua há o museu de cera Dreamland e o bar da Harley Davidson. Do lado oposto  da rua estão as várias lojas e fábricas de chocolates, uma boa hora para se hidratar ou comer um doce para continuar encarando as ladeiras.

Alguns kms a frente de sobe e desce você chega ao Mundo a Vapor, na minha opinião o lugar mais bacana para visitar. Um tour pelo parque temático o faz retornar ao passado, a revolução industrial e ao início da colonização italiana e alemã.

mundo a vapor

As miniaturas de fábricas a vapor são demais. Fundição, serrarias, olarias e usinas termoelétricas, um pequeno mundo funcionando plenamente como no século passado, construído com muitos detalhes, acompanhado de história e informação.

IMG_2621IMG_2620

IMG_2627 IMG_2631

Quando percebi já estava em Canela e já havia rodado 9km e era hora de retornar ao hotel. Aguentar o vento gelado só foi possível graças a jaqueta corta-vento que comprei no iron, a qual me deixou aquecido e confortável durante os 15km que rodei na serra gaúcha.

A boa comida de lá você nem se preocupa com o tanto que caminha visitando as duas cidades, então os chocolates, fondues, pastas e vinhos apenas lhe dão energia sem ficar nada acumulado.

Há vários parques em Canela e a beleza da Cascata do Caracol com seus 1460 degraus de descida e subida valem a fritada de perna como demonstra a foto no início do post.

Para finalizar as dicas, faça o passeio “Uva e Vinho”, visitando as vinícolas da região de Bento Gonçalves e Garibaldi, terminando com o passeio no trem que o coloca como passageiro em uma aventura repleta de música e boas risadas, além do passeio de maria fumaça que já vale o ingresso.

IMG_2726

Viajar é bom, mas voltar para casa é melhor ainda…

Correr para crer, my way my run!

Anúncios

3 comentários em “Turismo, gordices e corrida, é claro!

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s