DE TUDO UM POUCO

Você é equilibrado e estável?


Me fiz essa pergunta hoje e ela tem duplo sentido e consequentemente duas respostas.

Do ponto de vista de temperamento ou psicológico eu sou equilibrado e estável, mas do ponto de vista físico eu sou totalmente desequilibrado e estável e esse foi um dos motivos que me levaram a lesão que tanto falei nos últimos tempos. Continuo nesse tema pois já avancei do momento da identificação da lesão, do diagnóstico e agora estou na fase de recuperação.

Na segunda-feira quando estava na fisioterapia fiz dois exercícios que me despertaram esse tema e a ideia de fazer este post e foi ai que descobri meu desequilíbrio. Eu praticamente não conseguia ficar equilibrado em uma perna por apenas 15 segundos. Foi muito difícil ficar no disco inflável como um Saci bêbado.

Eu já desconfiava que não era dos mais equilibrados quando por exemplo precisava ficava com os dois pés próximos em um ônibus lotado ou quando tentava andar de skate. Era um tombo na certa.

Minha instabilidade é tamanha que desconfio que se um dia eu for parado em uma blitz e o policial mandar eu andar em uma linha reta terei dificuldade e mais ainda se precisar fazer um quatro, mas dai eu pedirei para fazer o bafômetro para a surpresa de todos.

Os famosos exercícios de propriocepção servem para nos proporcionar maior equilíbrio, fortalecendo os músculos e Segundo Sexton (2005)  para uma boa manutenção e desenvolvimento do sistema proprioceptivo, é necessária uma abordagem específica através de exercícios de equilíbrio estático e dinâmico com ou sem auxílio de equipamentos, como plataformas de equilíbrio, que devem seguir uma progressão de intensidade conforme a capacidade do indivíduo a ser treinado.

Os exercícios proprioceptivos são uma parte integral do processo de reabilitação, estudos realizados comprovaram que a prescrição destes exercícios melhora o senso de posição articular e evita que as lesões ocorram (Dover et al., 2003).

Agora me diz uma coisa, você é equilibrado e estável?rs

Fonte: http://physioweb.blogs.sapo.pt/2224.html

Um comentário em “Você é equilibrado e estável?

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

