DE TUDO UM POUCO

Mudando a pisada – atualizado


Tenho utilizado somente tênis Asics desde que eu comecei a correr e me adaptei bem a marca. Ano passado comprei um Adidas que também me surpreendeu positivamente e com isso fechei meu estoque de tênis de corrida, onde variei entre um Nimbus 12, um Cumulus 12, um Patriot 3 e o Adidas Response Cushion 19, sem contar com um Asics Speedstar 5 que não consegui me ajustar e ficou como tênis de passeio.

Essa semana estava analisando meus dados de corrida e percebi que a km já está alta com cada um deles, embora eles estejam em ótimo estado e acho que está na hora de trocar ou começar a renovar o estoque.

Quero começar a utilizar tênis mais leves e com drop reduzido (diferença da sola do pé para o calcanhar). Não pretendo me aventurar nos minimalistas ou correr descanso, mas utilizar principalmente em provas um tênis que proporcione mais performance.

Sai decidido a comprar um Saucony Kinvara 2, assuntei na internet e várias pessoas me indicaram ele por ser bem leve, ter o drop reduzido etc. Cheguei na loja e na hora de experimentar não me senti confortável e acho que preciso fazer uma transição até chegar nele, pois ele não pesa quase nada e com isso possui pouco amortecimento.

Foi então que depois de experimentar vários modelos caiu nos meus pés um Nike. Nunca tive um tênis da marca, nem para passeio. Acho que não a via como uma marca de tênis de corrida embora todo o marketing que a empresa faça os tênis pareciam muito frágeis e com materiais pouco confiáveis e olha que a Nike é a Nike.

Quando calcei o Nike Dual Fusion e senti que ele encaixou perfeitamente no meu pé, era quase tão leve quanto o Saucony, mas com mais amortecimento e também com o drop reduzido em comparação com os meus atuais tênis escolhi ele. Não resisti e o utilizei num trote de 15 minutos de aquecimento para o meu treino de 5x800m.

Pelo que percebi e posso estar errado, esses tênis com drop reduzido fazem com que pisemos primeiro com a frente do pé, diferente de um tênis com mais amortecimento que faz com que pisemos primeiro com o calcanhar por ele ser mais alto. Eu acho isso, posso estar totalmente errado e tudo pode ter haver com a biomecânica da corrida de cada um.

Não quis arriscar e apenas trotei com ele e depois fiz meus tiros e o desaquecimento com meu velho Adidas de guerra, pois ele será o tênis da próxima prova. Aos poucos vou testando esse Nike, pois espero que logo ele seja meu tênis de prova para 5k e 10k e com isso pretendo comprar o Saucony Kinvara ou o Crossfire.

PS: HOJE DESCOBRI ATRAVÉS DA CORREDORA E CONHECEDORA DE TÊNIS NIKE PAULA NARVAEZ DO BLOG http://www.correpaula.wordpress.com QUE ESSE TÊNIS NÃO É PARA RUNNING E SIM PARA FITNESS. VALEU PAULA E AGORA IREI TROCAR ELE OU FICAREI SÓ PARA PASSEAR…vivendo e aprendendo… 🙂

PS2: Bem feito, não quis pegar o Saucony.

5 comentários em “Mudando a pisada – atualizado

    1. Fala Japa, blz?
      Então, estou na “saga” dos tênis leves para competições..rs consegui trocar o que comprei por outro, mas ainda quero buscar outro. Irei experimentar esse Asics que vc comentou…
      Abraço

      Curtir

  1. O drop é fator importantíssimo para determinar o primeiro ponto de contato do pé com o chão. Num tênis com drop 10mm (1cm) é muito mais complicado pousar com o antepé do que num tênis com drop zero (exs: Topper Anderson Canvas, Saucony Hattory, alguns da linha NB Minimus) justamente porque o calcanhar \”se impõe\” e toca o chão antes da parte da frente do pé.

    Eu prefiro mesmo correr com calçados bem mais minimalistas dos que os que você citou. O próprio Hattori achei que tem um solado muito grosso. Prefiro os Vibram Five FIngers KSO, as Huaraches (da Invisible Shoes) e, melhor de todos, o Nike Free 0.0.

    Nike Free 0.0 (https://www.facebook.com/photo.php?pid=24921521&l=5088e74932&id=93593030286) é o ideal para mim. Só tem que ter paciência e ir aos poucos.

    Curtir

    1. Olá Adolfo!

      É importante se adaptar ao tênis aos poucos.

      Quero migrar para tênis mais baixos, mas não para os minimalistas como Fivefingers etc. Um drop reduzido e mais leve já me agrada!
      Diego

      Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

