TREINANDO

E o vento levou…


Sábado choveu tanto em Floripa que poderia ter feito um mar no sertão. Tudo bem, exagerei um pouco, mas foi chova o dia inteiro e eu pulei treino de transição, confesso que foi a melhor coisa que fiz, descansei, comi umas gordices e assisti vários filmes com a patroa.

A previsão não era nada aminadora para o domingo mais chuva iria cair e eu teria que pular meu primeiro longuinho de pedal 60k. Por sorte o tempo virou com a entrada de um vento do quadrante sul. Levantei as 9hs e ele assoviava na janela da sacada, mas não chovia e isso era um bom sinal.

Tomei café, me fardei e embarquei na bike para fazer meu treino. No primeiro km contra o vento o instinto foi voltar para casa e me enfiar novamente embaixo das cobertas, seria uma opção deliciosa, mas não seria justo perder a manhã sem chuva e não treinar, ainda mais que no dia anterior eu já havia ficado em casa neste mesmo edredon.

Na saída dos Ingleses tem uma subida forte e ela contra o vento já serviu de aquecimento para as 2h30′ que previ como tempo considerando a ventania. São 7km até chegar na SC401 onde tem uma pseudo ciclovia e dai sim começa o treino de verdade.

Pensei que em algum momento pela lógica eu pegaria vento a favor, mas quando ele não era frontal me surpreendia pela lateral e assim foi durante o todo o tempo, parecia um castigo por ter comigo um monte de bolo de cenoura e bombons no sábado chuvoso. Pedalava e aceitava que aquilo era o ônus daquele bônus do dia anterior.

Rodei entre Canasvieiras, Jurerê Internacional e até a entrada de Santo Antonio de Lisboa, local ótimo para comer uma ostra e tomar um ceva no final de tarde no verão.

Voltando para os Ingleses lá pelo km 50 eu percebo que atrás de mim na ciclovia vinha um pelotão gigante de ciclistas, tipo uns 30 ou 40 e até me assustei e pensei da onde havia saído tanta gente naquele horário já perto do meio dia. Uma galera treina aqui no norte da ilha, mas cedo da manhã, aquele horário era final de treino.

Diminui e deixei eles passaram e foi ai que me lembrei que ontem estava acontecendo o Audax Floripa, com percursos de 100k e 200k. Centenas de ciclistas participaram dessa prova e confesso que fiquei com uma vontade de fazer ano que vem. O parceiro Roger Neis encarou a parada e concluiu os 200k em 8h55′, inclusive passei por ele durante a prova no km 140, parabéns guerreiro!

Percurso Audax Floripa 200k

Bueno, fiz meu primeiro longuinho de pedal 60k em 2h17’17” e testei o clip de guidão que ficou ajustado, mas agora preciso de um selim, pois o meu não dá para encarar um pedal de mais de 3hs!

O vento levou a chuva embora e castigou quem saiu para treinar o competir no Audax Floripa 2012, entretanto assim foi mais desafiador, pois se não quer passar trabalho fica em casa assistindo TV.

Imagem: Éolo Deus do Vento (Grego)

9 comentários em “E o vento levou…

  1. Olá pessoal, alguém de vocês sabem de algum evento de 200km até o final do ano? Depois de 2012, apenas fiz mais um Audax, o de Criciúma! Hoje moro em Laguna, e aqui devido a duplicação da Br 101 e contrução da ponte, está muito perigoso sair pedalar nesse trecho. A 1 mês liberaram a SC-interpraias q da acesso Laguna ao Farol de Santa Marta e Jaguaruna…creio que da um trecho de uns 50km praticamente novo… Então preciso voltar pedalar! Alguém tem umas dicas de treino pra 50km a 100km…Quero me inscrever em 200km nas próximas q aparecerem. Grande abraço a todos os brothers ciclistas! Everton – Laguna/SC

    Curtir

  2. Boa noite… Bom só tenho a dizer que participar e completar ja é uma grande vitória! Foi meu primeiro Audax esse em Floripa. Comprei uma bike a 1 mês e meio atras, fiz uns treino na correria para condicionar, e consegui fechar em 9h 37min!
    Grande abraço a todos os guerreiros, e não esquecendo delas… muitas mulheres pedalando firme e forte no trecho!
    Parabéns a todos(as)!

    Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

