TREINANDO

Altos e baixos


As vezes temos altos e baixos em nossa vida, no trabalho e nas relações interpessoais. É necessário paciência e serenidade para enfrentar essa gangorra e assim seguir tranquilo, pois viver requer mais do que apenas respirar, é necessário sentir, fazer, aguardar, refletir, retroceder, avançar e agir.

Na corrida não é diferente. As vezes estamos bem, as vezes não, mas seguimos em frente!

Eu devo admitir que ano passado evitava os treinos que não fossem em terrenos planos, corria geralmente nos mesmos lugares e já sabia que seria a mesma coisa, zona de conforto total, moleza da malandragem. Certo que em qualquer prova que houvesse alguma elevação eu me lascava, mas como geralmente as provas são em terrenos planos eu empatava.

Como dizia um filósofo “nada é eterno, exceto a mudança” resolvi que esse ano iria sair dessa zona de conforto e encarar treinos diferentes. Treinos médios, longos e curtos tenho encarado todos os morros e ladeiras que existem perto da minha casa e o bom é que existem algumas, inclusive quando viajo a Chapecó, cidade do oeste catarinense que só tem ladeiras encaro elas sem medo.

Este tipo de treino tem me dado confiança para encarar qualquer prova, inclusive no meu RMP nos 10k de 48:10″ havia 3 subidas de elevados e mantive o mesmo ritmo.

Falta pouco para a prova do semestre, no caso, a Volta a Ilha. Irei fazer 2 trechos, 1 difícil (seção 8) e outro o mais difícil da prova (seção 16 – Morro do Sertão). Canela fina, mas perna forte, encarando os altos e baixos da ilha da magia…

Altimetria dos últimos treinos:

03/04/12 15k

31/03/12 12k

28/03/12 8k

3 comentários em “Altos e baixos

  1. Diego: depois de um tempo fugindo das pirambeiras resolvi colocá-las em meus treinos.

    Em 2012 tenho realizado um treino semanal com “tiros” em rampas. E o resultado tem sido acima das minhas expectativas: melhorei minha economia de corrida, o esforço tem sido menor para manter o mesmo ritmo em terrenos planos e as subidas deixaram de se tornar um tormento.

    Não tenho qualquer dúvida: é um treino indispensável para evoluir.

    Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

