CORRENDO POR AÍ

Na praia areia e mar


As vezes a maré não está para peixe e aquele dia acho que não era o meu dia, mesmo assim resolvi brincar e a brincadeira foi bem legal. Há tempos não relato uma prova com detalhes, mas hoje tenho que contar um pouco de tudo que aconteceu na corrida noturna na praia do Santinho em Floripa, a Night Run Costão do Santinho com percursos de 5k e 10k.

A prova foi organizada pela I9 academia. Tudo perfeito, percurso na beira da praia, tochas, hidratação durante a prova e pós prova, música, premiação e tudo que esperamos de uma boa corrida. Parabéns para a galera da I9 que se dedicou vários meses para que essa prova acontecesse.

Como estou em período de base eu decidi fazer apenas 5k até porque minha última prova nessa distância havia sido em dezembro de 2010 e foi também a  minha estreia nas corridas de rua. Resolvi também correr sem relógio ou GPS e irei contar a minha impressão dessa experiência.

A organização da prova destacou que havia em torno de 600 pessoas e realmente havia bastante gente. Pessoas de vários estados, hermanos, manezinhos, homens e mulheres de várias faixas etárias. Uma coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de corredores correndo descalços.

O percurso foi toda na beira da praia que estava lotada de gente assistindo a prova, todo o percurso estava marcado com tochas dando um clima bem legal e os corredores haviam recebido no kit uma pulseira de neon que deu um efeito luminoso durante a corrida.

Eu consegui me colocar bem a frente para sair bem posicionado facilitando o desenvolvimento da corrida. Queria bater meu recorde de um treino onde fiz os 5k em 22:52 com pace de 4:34 min/km. Desejava um novo recorde, mas logo no primeiro km percebi que a maré não estava para peixe, não era o meu dia.

Correr num treino sem relógio na minha opinião é até interessante, pois você corre solto, sem pressão e vai curtindo a paisagem, o movimento, os sons e isso sim é um freerun, mas em uma prova eu achei muito ruim. Concordo que não precisa ter um GPS para acompanhar o pace, km etc, mas um relógio me fez falta sim.

Correr acompanhando somente sua percepção de esforço corporal para algumas pessoas pode ser bom, mas para mim não foi. Eu perdi totalmente a referência, ou seja, não sabia quando devia apertar o passo para chegar e fazer meu RP e com isso acho que relaxei e deixei escapar, valeu a brincadeira, mas fiquei com aquela sensação de que dava para ter ido um pouco mais rápido e acho que um relógio iria me dar essa noção.

O resultado final até que não foi lá dos piores, fiz os 5k em 23:37:05 considerando que estava na areia da praia desviando de vários buracos e correndo em partes com areia fofa foi até bom. Preciso tirar a “prova dos 9” em uma prova de 5k no asfalto para buscar o recorde, mas por hora valeu demais a brincadeira com os amigos, na praia, na areia e depois com um banho de mar para refrescar…

6 comentários em “Na praia areia e mar

  1. Adorei a prova, até nos conhecemos pessoalmente, pois falamos tanto pela net e não sabia quem tu era… gosta do clima de muita gente e pra cada lado que olhava tinha alguem conhecido. Bom que a I9 organiza duas provas ao ano… Até a próxima

    Curtir

  2. Em um prova de 5km não tem essa de segurar o ritmo.
    E pauleira do inicio ao fim. Com o coração na boca.

    Digo isso por experiencia propria. Ja corri mais de 110 corridas. Umas dezenas de provas de 5km.
    Com o tempo de corridas vc aprende a ouvir seu corpo e saber se esta rapido ou devagar.
    So vejo vantagem em acompanhar o ritmo em provas acima de 10km.

    Mas cada corredor sabe oque e melhor para si.
    Boas provas..

    Abraço

    Curtir

    1. E ai Angelo!

      Realmente a experiência faz a diferença. Sou novato na corrida e essa foi a minha segunda prova de 5k. Acho que podia ter deixado o coração sair pela boca mesmo hehehe

      Mas valeu, na próxima já tenho mais base!~

      Abraço e valeu pela visita!

      Diego

      Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

