Frutinha porreta


(imagem reprodução)

A paixão puro afã,
Místico clã de sereia
Castelo de areia,
Ira de tubarão, ilusão
O sol brilha por si

Açaí, guardiã
Zum de besouro um imã
Branca é a tez da manhã  (Djavan)

Nas minhas férias que acabaram ontem eu comi açaí para caramba. Açaí na tigela, suco de açaí e assim foi por vários dias, na praia ou na saída da academia. O açaí fez tanto parte da minha dieta nestes dias que eu já estava me sentindo um paraense e quase me senti frustado por não ter votado no plebiscito que ocorreu em dezembro.

Brincadeiras a parte essa frutinha é demais, eu já tomei até gel de carboidrato no sabor açaí. A árvore que a produz chama-se açaizeiro e é uma espécie de palmeira, cujo nome científico é Euterpe oleracea.

O açaí pode ser consumida em forma de suco, em polpa, em geleia, em tortas e de muitas outras formas. A mais conhecida é a tigela de açaí que misturada com outras frutas e granola fica bom demais. Faz parte da dieta de muitos brasileiros, principalmente nas regiões amazônicas como Pará, Amazonas e Manaus.

É uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios e encontramos nesta fruta vitamina C, B1 e B2, além de uma boa quantidade de ferro, fósforo e cálcio. A polpa do açaí é um ótimo energético, onde a cada 100g equivale aproximadamente a 250 kcal.

As folhas do açaizeiro são aproveitadas para artesanato, utilizados em trançados como bolsas, redes, cestas, sacolas etc. Eu falei que era porreta essa frutinha danada…estão servidos?

CLASSIFICAÇÃO CIENTÍFICA

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Arecales
Família: Arecaceae
Gênero: Euterpe
Espécie: E. oleracea

Referências:

http://www.suapesquisa.com/frutas/acai.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7a%C3%AD

3 respostas para “Frutinha porreta”.

  1. Sempre substitui jantar por açaí há quase 10 anos. Nada melhor que depois dos puxados treinos diários chegar em casa e preparar sua refeição amazônica! Só não acostumei a comer salgado como em Belém. Gosto mais da safra do Amazonas que a fruta é mais avermelhada, alguns estranham o sabor mais acentuado do Pará, eu amo tudo!!..Consumo puro, por vezes incluo banana como boa caiçara..rs
    Correr 15k+academia todo dia só para devorar açaí.. NÃO TEM PREÇO!!

    Abs

    Curtir

  2. è uma delícia, mas muito calorica ! Não é sempre que posso comer, se não vou inchar… rsrsrsrs

    Abs

    Fábio
    http://www.42afrente@blogspot.com

    Curtir

    1. Fala Fábio…cara o negócio é correr uns 15k e depois manda ver uma tigela de açaí hehehe dai compensa..
      Abraço!

      Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

Search