TREINANDO

Correr para crer


O título do post ser igual ao nome do blog não é mera coincidência. São Tomé precisou ver para crer e eu preciso “correr para crer”.  O trocadilho foi pensado dessa forma, pois lá no primeiro post eu conto essa estória.

O papo é o seguinte: Li vários posts, de vários blogs falando em correr sem GPS, sem relógio, sem preocupação com ritmo, tempo, distância bla bla bla. Resolvi tirar a prova dos 9 e fazer um treino assim. Confesso que foi meio forçado pois meu Garmin há 2 dias está morto mesmo com carga 100%, ele apagou e nada de ligar novamente. Sei que isso aconteceu com o equipamento de outras pessoas também.

Na minha planilha marcava 10k de rodagem leve e decidi já que o GPS estava morto rodar sem relógio também. Embora o objetivo fosse fazer um free run eu marquei o horário que sai de casa e fiz um percurso que eu sabia que daria os 10k, pois mesmo com o intuito de não controlar nada eu gosto muito de estatísticas e principalmente de registrar os treinos, dessa forma, optei por correr por onde conhecia.

No início da corrida fiquei olhando direto para o pulso, condicionado a controlar o pace, FC, velocidade, metros etc. Depois de algum tempo eu parei de olhar para marca branca que o relógio havia deixado como uma mera lembrança do tempo que não controlamos, mas acompanhamos.

A corrida foi bem bacana, curti o astral da rua, fiz uns 3k na beira da praia no final da tarde, observando o pessoal pescando, jogando futebol, algumas crianças ainda fazendo castelo na areia. Também pude observar no asfalto a quantidade de carros que trazem das grandes cidades os congestionamentos para a praia, vi as filas nos supermercados e cruzei com outros corredores que educadamente acenei com a cabeça.

Pensei em fazer minha próxima prova de 5k no dia 21/01/2012 (http://www.nightruncostaodosantinho.com.br/) sem GPS e depois conto aqui o resultado.

Realmente foi legal correr sem controle, mas chegando em casa me deparei com o relógio e havia se passado 56 minutos do horário que eu havia saído de casa. Foi bom, valeu a pena, mas confesso que gosto de uma tranqueira no meu pulso dizendo que eu posso ir mais rápido ou me avisando que vai faltar gás lá na frente…

*imagem reprodução*

6 comentários em “Correr para crer

  1. Não acho que seja um “defeito” – como tenho lido por aí – a preocupação com ritmo, pace, frequência. Gosto do controle do pace especialmente no início do treino, quando tenho que ajustar o ritmo planejado para a corrida.

    Eventualmente corro sem controle quando estou acompanhado – o que é raro. Aí vou no ritmo do grupo ou do companheiro, mas aí não é treino, é “fun run”.

    Agora numa prova curta tipo 5 k é ótima ideia correr sem marcador de ritmo. Sangue nos olhos e senta a bota.

    Curtir

    1. Ótimo comentário Roberson!

      E pelo que eu vi no linha de chegada vc senta a Bosch hehehe

      Esse sábado irei correr uma provinha de 5k sem relógio e com sanguenozóio heheheh

      Abraço

      Diego Bandeira

      Enviado via iPhone

      Curtir

  2. Eu já tava achando que nem com tênis você estaria correndo…rs

    Dá próxima vez, desencane da distância também, Corra até uma marca “geográfica” de onde você mora. Até a rodoviária, por exemplo. No seu caso, tenho certeza que você deve ter dado uma olhada no relógio antes de sair de casa e depois que voltou para saber qual foi o seu pace médio…rs

    Abs

    Sergio

    Curtir

    1. Bah Sérgio olhei sim o relógio antes e depois hehehe. Confessei no post. Mas da próxima vez farei um free run de verdade, sairei sem destino “like easy rider” hehhe

      Um coisa que estou fazendo é correr devagar para correr rápido!

      Um abraço!

      Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

