DE TUDO UM POUCO

Faça a coisa certa


Confesso que várias vezes na ansiedade de fazer alguma coisa eu coloquei “o carro na frente dos bois” e em outras por falta de informação ou até mesmo achando que sabia fiz algo totalmente errado.

Lembro do ano de 2002, havia chegado em Floripa e queria muito velejar de windsurf. Comprei uma prancha velha, uma vela velha e o resultado foi eu ficar 3 horas nadando por que o equipamento se despedaçou no mar. Tive de comprar uma vela nova, um mastro etc.

Alguns anos depois eu aprendi que para fazermos algo devemos no mínimo obter informação e principalmente utilizar equipamentos ou realizar algo em condições adequadas. Como diz uma amigo meu: “A dor ensina a gemer” ou seja, temos muitas vezes de errar para depois fazer certo.

Nos meus dias de férias eu observei algumas pessoas que praticaram corrida e acho que depois que você começa a treinar e ter mais noção a respeito dessa prática, você sem querer se torna um pouco crítico. Na verdade não quero julgar ninguém, mas apenas relatar o que percebi.

Primeiro vi várias pessoas fora de forma correndo no sol forte do meio dia com a nítida expressão facial de que estava “colocando os bofes para fora”. Ao menos que você esteja treinando para a Comrades ou para o Mountain DO Deserto do Atacama não há necessidade alguma de se expor à temperaturas elevadas em uma atividade física que exige muito do organismo e principalmente de preparo.

Em outras vezes vi também pessoas que corriam ao meio dia no sol forte e ainda descalças na praia dura e inclinada. Novamente ressalto que se você não for um corredor experiente que esteja correndo já algum tempo sem tênis isso só irá lhe causar uma boa lesão. Acho que esse tipo de atleta de “férias ou de domingo” tem boa intenção, mas lhe falta as vezes informação e bom senso.

Eu corro na praia, mas em horários adequados e com meu tênis preferido, acho que nunca irei adereir ao correr descalço, primeiro porque tenho os tornozelos detonados do basquete. Estes dias li alguém comentando que se fosse tão bom assim toda a elite de corredores iria correr descalça. Podemos até citar o grande corredor Abebe Bikila que correu uma maratona olímpica descalço, mas era para protestar contra a pobreza em seu país, bom, em torno desse tema ainda haverá grande discussão.

Finalizando o post eu acho que devemos ter cuidado na prática esportiva, seja ela qual for, além de utilizar equipamentos adequadas, fazer uma boa avaliação física e principalmente buscar informação em fontes confiáveis. Alinhado ao que eu estava analisando li uma matéria interessando no twitter ou no facebook da Procorrer que falava sobre isso. Segue a transcrição do texto abaixo.

Muitas pessoas começam a correr sem informação e, depois que se machucam, procuram tratamento. O trabalho de aquecimento e alongamento é importante – antes e depois da prova. Além disso, é aconselhável a orientação de um treinador, que ajuda a elaborar as planilhas de corrida e, assim, evita as sobrecargas. A hidratação também é muito importante durante a prova.

A lesão que mais ocorre com o praticante de corridas de rua é a tendinite (inflamação dos tendões), que afeta principalmente o joelho, maior articulação do corpo humano e segunda área mais afetada pela prática de esportes em geral. O tornozelo, por sua vez, é o primeiro em termos de entorses.

Cuidados para correr mais e melhor!

http://www.procorrer.com.br/

2 comentários em “Faça a coisa certa

  1. Perfeito!
    Desde que sai das pistas e fui para as ruas tenho visto coisas assustadoras treinando por aí. A questão de estar fora de forma é séria! Pessoas com sobrepeso fazendo essa atividade de alto impacto e treinando velocidade?? Treino de tiros? Assessorias apoiando o método? …Tenho reservas quanto à isso…Sou a favor de acompanhamento médico, nutricional e técnico definindo prioridades. Isso não é ser critico e sim ser criterioso.

    Abraço

    Sueli

    Curtir

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

