Força do hábito


Quando fizemos uma coisa por um longo tempo ela acaba sendo realizada de forma automática, como por exemplo andar de bicicleta. Mesmo que você fique dias, meses, anos quando pegar um bike certamente sairá pedalando. Quando executamos uma atividade em nosso trabalho de forma rotineira a realizamos também quase que sem pensar.

Você já parou para pensar se tem alguma mania ou hábito de fazer alguma coisa? Acredito que todo mundo deve ter ao menos um ou outro. Eu tenho algumas manias e alguns hábitos também. No final de semana eu não almoço sem tomar chimarrão, gosto de água quente com erva mate e ele é um hábito dos gaúchos.

Tem gente que tem o hábito de comer primeiro o feijão puro para depois apreciar o restante da sua refeição ou comer primeiro a salada. Bom, comer primeiro a salada pode ser necessário conforme o serviço apresentado durante um jantar, onde teremos a salada como entrada, depois o prato principal e a sobremesa.

Podemos dizer que uma pessoa tem o mau hábito de não lavar as mãos quando senta a mesa, dessa forma existem hábitos bons e ruins.

Na corrida nós também vamos os adquirindo, bons e ruins como por exemplo correr ouvindo música, controlando o tempo, usando um boné, a camiseta preferida etc.  Devemos adquirir o hábito de correr com a postura correta. Lembro-me da avaliação com meu treinador, o Dido, onde ele corrigiu minha postura pela primeira vez e depois obviamente ele sempre dava um toque a respeito de como eu estava, se os braços estavam na posição correta, se estava elevando os joelhos para transferir energia etc.

Vários meses de treino eu já faço isso de forma automática e é claro que fiquei durante muito tempo me corrigindo, policiando minha postura e a forma de como eu corria. Hoje minha postura na corrida está adequada, mas o engraçado é que o senso crítico permanece, atualmente fico analisando as pessoas quando elas estão correndo. Acho que virou força do hábito.

Imagem reprodução internet.

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

Search