TREINANDO

Sprint final


Estou na reta final para estrear na minha primeira meia maratona e a prova já se aproxima, faltam 6 dias para o dia 30/10. A prova será em Pomerode/SC, cidade mais alemã do Brasil e na programação, além do jantar de massas, haverá uma palestra do Bernardo Fonseca, atleta vencedor das duas maratonas da Antártica (42 e 100k) como mostrou recentemente o quadro Planeta Extremo no Fantástico.

Essa prova será bem movimentada, a ESPN com o programa Vamos Correr estará presente além da cobertura da Revista Contra-Relógio e espero sair em alguma foto por lá.

Sábado eu tinha meu último longo da planilha para essa prova, na realidade estou treinando desde junho para participar de meias maratonas, 64 treinos específicos além de algumas provas de 10k que entraram nesse balaio.

Na planilha tinha 18k para fazer, mas me passei na sexta-feira de calor, tomei umas duas geladas e fui dormir um pouco tarde, resultado: Acordei cansado e tarde e fui começar a correr quase 10h manhã, todo errado e fugindo totalmente do planejamento habitual. Tirando os detalhes sórdidos o treino até que valeu a pena para saber lidar com as adversidades físicas e também psicológicas.

Como o treino seria um longo eu levei meu cinto de hidratação para garantir, mesmo sabendo que na barraca da nossa assessoria havia água gelada, mas quem se previne é porque em algum momento já se deu mal. O sol estava rachando, sem uma brisa no ar e 18k para vencer, mais com a combinação da noite anterior o resultado não deveria ser muito positivo.

Nos 5 primeiros km eu já pensava em me atirar no mar e passar o resto do dia embaixo do guarda-sol e só não fiz isso porque um outro colega encostou no meu lado e seguimos juntos num ritmo tranquilo conversando. Quando passei pela barraca da assessoria no km 10 eu disse que iria abortar a missão, já estava vencido pelo calor, mas com uma palavra de incentivo do treinador Dido e uns 3 copos de água na cabeça segui para mais uma volta de 5km e fechei o treino em 15k.

Fiquei devendo 3k, mas como eu já venho treinando há meses isso não fará diferença no resultado no dia da prova, mas valeu para saber lidar com o fator psicológico fundamental para provas longas, embora com o calor seja praticamente impossível lutar, ele quase sempre vencerá!

A minha programação para a meia maratona é a seguinte. Quero fazer os 21k em 1h50min com tolerância de 5 minutos para mais se tiver muito quente, pois a prova é em uma cidade localizada em um vale e isso faz com que lá crie uma espécie de panela de pressão. A largada será as 8h e pela previsão há possibilidade de chuva, mas ainda está longe para ter certeza disso.

Quer fazer os primeiros 10k em no máximo 54 minutos, fazer os 10k seguintes em 52 minutos e senta a bota no km final num sprint de 4:00 km/h, treinei para isso e espero realizar o planejado.

O que valeu mesmo foi depois do treino ir direto para a praia,pois brincar de camelo não é nada legal, melhor mesmo é ficar atirado na beira da praia bebendo uma água de coco.

http://www.meiamaratonadepomerode.com.br/

Volume de treinos 21 de junho até 23 de outubro.

Um comentário em “Sprint final

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

