DE TUDO UM POUCO

Recuperação pós quebradeira


Depois de uma prova difícil ou de um longão devemos recuperar bem as energias para não comprometer a nossa “máquina” e isso possibilitará seguir sem problemas com a rotina de treinos. Fazendo uma comparação com um veículo, temos de fazer a revisão e ajustar as peças e no caso de nosso organismo precisamos descansar, de hidratação e de preferência consumir muito carboidrato.

Sei que este mesmo tema já foi amplamente discutido por especialistas e também publicado em outros sites, mas sempre vale a pena formarmos a nossa própria opinião. Juntei alguns dados que encontrei na internet, quando estava procurando informações para minha recuperação após uma prova dura que participei relatada no post Mar de Gente!

Juro que não acreditava que um treino após um grande esforço poderia fazer diferença na recuperação, e não é que faz mesmo?! Na minha planilha estava programado para ontem um trote regenerativo de 6k sem tempo ou ritmo definido. Depois de 25 minutos de corrida já estava com a musculatura solta e ao final de 1h onde percorri 6k eu estava novinho, bastou um alongamento e já estava pronto para outra.

Em provas longas, como maratonas ou corridas de aventuras a recuperação pós-prova cresce de importância, afim de que o atleta esteja apto no mais curto prazo possível, para retomar sua rotina de treinos.

Segue 5 dicas especiais:

1) Ingerir, em no máximo 30 minutos pós prova, uma bebida balanceada com proteínas (que contenha whey protein isolado, por exemplo), sais minerais e açucares(isotônicos, por exemplo);

2) Hidratação e alimentação balanceada preferencialmente rica em carboidratos para maximizar os estoques de glicogênio;

3) O sono é uma boa ferramenta na recuperação,se possível 8 horas; além da liberação do hormônio do crescimento que dará auxílio a regeneração orgânica (em especial a do tecido muscular);

5) Manter o treinamento com foco na regeneração, sem marcação de tempo ou frequência cardíaca e com percursos diversos do que geralmente adota, também conhecida como recuperação ativa;

Existem outras técnicas como Crioterapia que consiste em imergir em uma banheira com gelo logo após o treino ou prova, pois ajuda na recuperação e estimula o relaxamento diminuindo o processo inflamatório. E óbvio que não posso deixar de comentar que uma bela massagem também é uma ótima opção.

Bom, deixa eu ir, vou cuidar da minha recuperação. Bons treinos galera!

Fonte:

http://www.gssi.com.br/artigo/131/sse-50-nutricao-para-promover-a-recuperacao-posexercicio

http://www.bioecoesportes.com.br/show_noticia.php?story=16

http://sefazrunners.blogspot.com/2011/08/recuperacao-pos-corrida.html

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Um comentário em “Recuperação pós quebradeira

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