DE TUDO UM POUCO

Teu coração tá batendo bem?


“Teu coração tá batendo
Como quem diz:
Não tem jeito!
O coração dos aflitos
Pipoca dentro do peito…”

O Conselho Federal de Educação Física adverte: Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física procure um médico e pratique somente sob orientação de profissionais certificados, acho que é mais ou menos isso…

Geralmente começamos a praticar esportes sem procurar orientação ou pior, nos matriculamos em uma academia que nem ao menos possui um profissional da área para dar as orientações básicas relacionadas à postura e a maneira correta de executar os exercício.

Quando eu comecei a correr fiz como todo mundo: comprei um tênis qualquer, mirei a primeira esteira livre e larguei correndo, embora 5 minutos depois eu já havia apertado o botão vermelho. Mesmo quando realmente me apaixonei pelas corridas e quis encarar de forma mais aprofundada ainda assim não havia procurado orientação correta e nem mesmo feito um check-up.

Hoje irei contar um “causo”, de como foi o meu check-up em maio desse ano!

Passei o final do ano de 2010 com meus grandes amigos em Ibiraquera, praia conhecida pela prática de kitesurf em Imbitura/SC. Nossos planos foram traçados ainda em novembro, quando decidimos reunir toda a turma para um reveillon especial, pois depois de anos viajando juntos quando solteiros, ainda não havíamos nos reunidos todos já mais maduros e também casados.

Eu fiquei responsável de descolar a pousada e em Porto Alegre o pessoal iria se mobilizar para estar presente. A programação seria de muito velejo de kitesurf, muito churrasco e várias estórias do tempo de antigamente, coisa que a gente faz quando reune um pessoal que mesmo longe mora dentro do nosso coração, ou seja, seus verdadeiros amigos.

O dia marcado havia chegado, era 25/12/2010 e a galera começava a chegar e todos ansiosos para velejar, pois estávamos no “pico” do kite. Passamos 10 dias e só deu vento nas primeiras horas do primeiro dia o que mudou totalmente nossos planos. Ao invés de velejar teríamos de nos contentar apenas com belos dias de mar calmo e longos dias de calor e sol (risos).

Mesmo de férias um bom corredor tem sempre um tênis no porta malas do carro não é mesmo? e não era só eu que estava “armado”, o Cadu, o Digo e o Leite que são corredores de longa data também estavam prontos para a guerra!

Todos os dias ao final de tarde quando o sol aliviava saíamos da Barra de Ibiraquera em direção a praia da Ribanceira curtindo a estrada a beira mar e admirando o por do sol num treino de aproximadamente uns 8km. Alguns dias corríamos na beira da praia e assim passamos as férias curtindo muita praia, churrasco e cuidando bem da “máquina” para o ano que se iniciava, mas ainda faltava a revisão dos 30!

E 2011 chegou com tudo e com ele decidi que iria fazer um check-up e também procurar uma assessoria esportiva para correr melhor e também visando mais qualidade de vida.

Deixei passar os primeiros meses, mas em maio agendei um exame completo em uma clínica especializada para verificar como estava a saúde, até por que já estava nos “trinta” há 3 anos e não lembrava a última vez que havia feito qualquer tipo de exame.

Na consulta recebi uma bateria completa, ergoespirometria (teste de esteira), exame de sangue, exame de urina, eletrocardiograma e por final um ecocardiograma com doppler colorido.

No teste de esteira descobri qual era a melhor faixa de frequência cardíaca para melhorar a minha performance sem me cansar e isso atualmente tem feito uma diferença enorme nos treinos e nas provas. No exame de sangue tudo certinho, uma pequena variação em dois itens, mas totalmente normal, mas no ecocardiograma eu levei um susto.

O nome do exame é meio assustador e no dia marcado estava eu na clínica e a enfermeira me colocou em uma sala escura com o ar-condicionado bombando e me encheu de eletrodos, até aí tudo bem. Chegou o médico bem jovem, acho que da minha idade, mas muito sério e com cara de poucos amigos.

O exame durou uns 20 minutos e eu só escutava o barulho do meu coração e nada do médico falar comigo e eu até tentei puxar um papo com ele, sem sucesso. Do nada ele levanta da cadeira, sai da sala e percebo que ele estava conversando com outro médico do lado de fora e comecei a pensar em mil coisas, a cabeça não parava de pensar bobagem e o coração disparou de vez.

O doutor retorna e apenas me diz: – Pronto, terminou o exame e aguarde o resultado e foi saindo, daí não me aguentei e falei com ele. Ô doutor o senhor pode me explicar o que está acontecendo, fiquei preocupado, você não falava nada e do nada sai da sala e fica conversando com outro médico, retorna e apenas me diz para aguardar os exames…

Ele calmamente sorrindo me diz: Eu estava tirando onda do meu colega pois o time dele perdeu na última rodada e fique tranquilo seu coração tá zerado. Ufa…

Na consulta de retorno recebo um ok do meu médico e um parabéns por ter parado de fumar e estar praticando esportes com orientação.

Vale reforçar que antes de iniciar qualquer atividade física procure sempre orientação de um profissional de educação física, não fique imaginando doenças, não se medique e muito menos saia correndo sem fazer um check-up. Movimente-se, cuide da saúde e keep running!

Música: Coração bobo

Composição: Alceu Valença

Velejador: Eu

Imagens: Google imagem

Um comentário em “Teu coração tá batendo bem?

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

