TREINANDO

Histórias e estórias


Variar sempre é bom não é mesmo? Mudar o local em que você treina também é.

Essa semana fui duplamente castigado e fiquei sem treinar até essa quinta-feira (11/08), primeiro a bolha gigante do final de semana passado me deixou de molho, além da chuva que castigou o sul, essa sim literalmente me deixou de molho.

Passado os perrengues momentâneos, ontem 11/08 a nossa equipe I9 Assessoria Esportiva nos brindou com um treino diferente. Fomos de “excursão” para o centro da cidade à badalada Beira Mar Norte para um treino noturno.

Recentemente a Avenida Beira Mar Norte passou por uma revitalização e isso proporcionou que hoje ela seja uma espécie de pista de atletismo pública que funciona dia e noite e em qualquer dia da semana haverá alguém caminhando, correndo ou praticando ciclismo, além de ser um dos pontos mais bonitos e nobres da cidade.

Logo partimos para o treino e eu fui um dos últimos a largar, pois demorei para me arrumar. Iniciei meu treino num ritmo mais leve, correndo com o Rimenez e com a Katiuscia. Ainda na van ambos comentavam de sua rotina corrida durante o dia de estudos e trabalho e ainda conciliavam com os treinos, maratonistas da vida.

Para verificar se o meu pé estava realmente bom apertei um pouco o passo e encostei no Sr. Airton, paulistano mais de 30 anos de experiência em corridas que veio para Floripa curtir a aposentadoria com sua esposa que também estava treinando conosco. Trocamos algumas palavras e segui pensando que gostaria de chegar aos meus 60 anos correndo.

Meu pé estava firme, novo em folha e dou mais uma apertadinha no pace e fico poucos metros atrás da esposa do Sr. Airton que vinha num ritmo forte. O pelotão de elite da nossa equipa já voava, João Guilherme, Dani, Douglinhas, Paulinho, Fernando e o nosso dinossauro das pistas o Sr. Marino já estavam fora da minha visão. O nobre Prof. Dido acompanhava todo mundo, sempre muito atencioso.

De repente eu estava sozinho, pensando na vida e curtindo a avenida de um outro prisma, visto que geralmente eu estou parado no engarrafamento e naquele momento eu estava livre, só, mas acompanhado de boas vibrações.

Desde guri sempre gostei de história, de saber o motivo do nome dos locais, quais eram os fatos históricos que envolviam aquele ambiente que eu estava analisando.

No final do século 19 a cidade avança para o que é hoje a Avenida Jornalista Rubens de Arruda Ramos, mais conhecida como Beira Mar a qual foi aterrada na década de 70 e nesse ambiente pulsa história. Seguindo em direção ao sul, quase embaixo da Ponte Hercílio Luz o cartão postal mais conhecido da cidade há o Forte Santana, uma das 8 fortificações que protegiam a Ilha de Nossa Senhora do Desterro no séc. XVIII onde hoje atualmente é o QG do Corpo de Bombeiros da cidade.

Voltando ao cartão postal, temos uma das maiores pontes pênseis do mundo. Foi a primeira ligação entre a ilha e o continente e serviu a população por quase 60 anos até ser fechada em 1982. Atualmente a Ponte Hercílio Luz é tombada como patrimônio histórico e artístico e passa por uma grande reforma estrutural para novamente ser utilizada pelos Florianopolitanos.


Quase fechando os primeiros 5km de treino passei em frente aos clubes de regatas Riachuelo, Aldo Luz e Martinelli que nos gloriosos anos 20 agitavam a burguesia da cidade. Quando percebi já era hora de retornar, pois já estava embaixo da Ponte Colombo Salles.

Nos 57 minutos e 8 segundos em que eu percorri 10km sem quase perceber, pude pensar e viver a história de todos os lugares que eu passei e que me deram inspiração para este post. Embora o vento nordeste no retorno tenha atrapalhado bastante a performance foi um dos melhores momentos que passei com meus colegas e principalmente comigo mesmo!

Fonte:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Regatas_Aldo_Luz

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Beira_Mar_(Florian%C3%B3polis)

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Herc%C3%ADlio_Luz

http://www.fortalezasmultimidia.com.br/santa_catarina/

Imagens:

Google Imagens

Obrigado pela visita e participem comentando no blog!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s